Casa » Família e relacionamentos » História familiar » Quais são os símbolos de genograma?

Quais são os símbolos de genograma?

Uma genograma é uma representação visual dos membros de uma árvore de família e as condições e as dinâmicas que regem suas vidas. De acordo com o Instituto de família Multicultural, uma genograma permite insights sobre a unidade familiar sistêmica. Uma genograma principalmente utiliza símbolos para demonstrar esses conceitos, com palavras adicionadas, para fins de esclarecimento, se necessário. Monica McGoldrick, LCSW, foi pioneiro o Genograma e seus símbolos. Enquanto muitos símbolos usados em genogramas são padrão, existem variações. Portanto, incluindo uma chave para os símbolos usados em uma genograma é vital.

Os símbolos básicos

O primeiro conjunto de símbolos usados em uma genograma define a demografia básica dos membros da família. Um círculo representa uma mulher, enquanto um quadrado representa um macho. Quando usado como uma ferramenta em ambientes terapêuticos, genogramas usam um quadrado dentro de um quadrado ou um círculo dentro de um círculo para mostrar a pessoa alvo, que é a pessoa para quem o Genograma é ajudar; Geralmente, este é o cliente. Enquanto isso, um triângulo apontando para baixo contido dentro de um círculo ou um quadrado indica uma pessoa de gay ou lésbica; Se o triângulo é pontilhado, ele representa uma pessoa bissexual. Assim como um gráfico de linhagem usa direto, linhas sólidas para separar gerações e conectar as pessoas entre si, o Genograma começa o mesmo.

Símbolos que mostram como membros estão relacionados

Genogramas usam linhas retas para mostrar como as pessoas em uma árvore de família estão relacionadas. Um gráfico de três gerações da família árvore começa com a terceira geração mais antiga, a top – os avós, por exemplo. Um quadrado à esquerda, que representa o avô, conectado por uma linha reta, horizontal, um círculo para a direita, representando a avó, mostra que eles são casados. Uma linha vertical descendente da linha de casamento representa um filho; novamente, um quadrado na parte inferior da linha vertical representa um filho e um círculo representa uma filha. Cada descendente tem sua própria linha vertical. Este sistema de representação continua para baixo para cada geração.

Símbolos que mostram os tipos de relações

O Genograma básico vai usar diferentes tipos de linhas entre membros de uma árvore genealógica para mostrar diferentes tipos de relações. Uma linha sólida, conectando-se horizontalmente duas pessoas indicam uma relação conjugal. Uma linha tracejada entre duas pessoas indica uma não-conjugal, relação de coabitação. Uma linha sólida com uma linha tracejada imediatamente acima representa uma relação de compromisso com os parceiros vivem separadamente.

Símbolos que mostram a qualidade das relações

Genogramas utilizam todo o espaço disponível do gráfico. O uso de linhas, símbolos e palavras cruza várias gerações e mostra a dinâmica entre os membros da família. Por exemplo, desenhar uma linha entre um pai e filho com a linha dividido em dois representa uma relação de corte. Da mesma forma, desenhar uma linha dividida entre dois irmãos mostra que eles são afastados. Para mostrar que uma criança tem uma relação tensa com sua mãe, mas uma estreita relação com a avó, desenhe uma linha sinuosa, em forma de v entre mãe e filha e duas linhas paralelas entre a avó e a neta.

Símbolos para mostrar as condições de saúde

Condições de saúde, retratadas em uma genograma potencialmente podem salvar uma vida. Informações médicas adicionadas a uma genograma usando cores e/ou linhas desenhado interior que forma a pessoa afetada serve para informar as futuras gerações de que condições pode ser passaram para eles. Um programa de software usado para criar genogramas indica diabetes por sombreamento na zona inferior esquerda do círculo da pessoa afetada ou quadrado verde. Monica McGoldrick é mais amplo em seu uso de símbolos para problemas médicos ou psicológicos: seu método mostra estes problemas por sombreamento na esquerda metade de forma e escrevendo na condição da pessoa afetada. Condições de saúde mental também são identificáveis em uma genograma. De acordo com McGoldrick, um sinal de adição em círculo ou quadrado de desenho e sombreamento no quadrante inferior esquerdo indicam que a pessoa está na recuperação do abuso de substância.