Casa » Família e relacionamentos » Relação » Quais são os 6 estágios de Piaget do desenvolvimento da criança?

Quais são os 6 estágios de Piaget do desenvolvimento da criança?

Psicóloga do desenvolvimento Suíça Jean Piaget, que morreu em 1980, aos 84 anos, é conhecida por sua teoria do desenvolvimento cognitivo da criança. Ele acreditava que as crianças desenvolvem conhecimentos em estágios organizados, cada um dos quais se baseia as fases anteriores. Seu trabalho foi a base para o currículo escolar baseado na habilidade. Ele categorizado o desenvolvimento da criança em quatro fases distintas, a primeira fase é dividida em seis sub-estágios.

Estágio sensório-motor

A primeira fase do desenvolvimento da criança ocorre desde o nascimento, a cerca de dois anos. É dividido em seis sub-estágios que cada um se caracterizam pelo desenvolvimento de uma nova habilidade. São as sub-fases: reflexos; reações circulares primárias; reações circulares secundárias; coordenação de reações; reações circulares terciárias; e cedo pensamento representacional. Desde o nascimento até um mês, a criança compreende o mundo através de reflexos inatos como olhando e chupando. De um a quatro meses, a criança irá coordenar sensações. De quatro a oito meses, a criança torna-se mais focada e intencionalmente repete ações gatilho respostas. De oito a doze meses, a criança vai começar a explorar o ambiente em torno dele e imitar os comportamentos observados dos outros. De doze a dezoito meses, a criança começará a experimentação de tentativa e erro, experimentar diferentes sons e ações para chamar a atenção. A partir de dezoito meses a dois anos, a criança vai começar a entender o mundo através de cognição mental em oposição a meramente ações.

Fase pré-operacional

Entre dois e seis anos, o desenvolvimento de habilidades de língua é predominante. Também se torna evidente durante essa fase que a criança é capaz de implementar o simbolismo; Ela pode usar objetos para simbolizar a outros, como o uso de objetos no jogo para representar outras coisas, uma vassoura para um cavalo ou uma caixa para um carro.

Estágio operacional concreto

De sete para cerca de onze anos de idade, uma criança começa a desenvolver habilidades de pensamento lógico, embora lógica dedutiva leva mais tempo para desenvolver. A criança também começa a compreender a reversibilidade das ações. Por exemplo, se ele vira alguém, ele percebe que ele pode desfazer sua ação com um pedido de desculpas ou ação. Ele também começa a compreender as relações entre as categorias. ele entende que uma bola é circular e que um círculo é uma forma. Ele entende que há outras formas e a conexão entre eles.

Estágio operacional formal

Nesta fase inicia-se com 12 anos e continua até a idade adulta. Durante este tempo, uma criança desenvolve sua capacidade de pensar sobre conceitos abstratos. Pensamento lógico, raciocínio lógico dedutivo e a capacidade de planejar surgem nesta fase. Ele pode fazer cálculos matemáticos, pensar criativamente e imaginar o resultado de determinadas ações.